O início de uma startup propõe diversos desafios. Definir os pilares de um negócio, em especial em seus estágios iniciais é complicado por ser um processo que demanda tempo e esforço. Por isso, a invenção de um modelo de negócios que fosse simples e ajudasse novas empresas a se identificar no mercado se tornou necessário. E, com isso, nasceu o Canvas de Negócio.

O Canvas de Negócio é utilizado por quem já possui uma empresa em atividade, assim como por aqueles que pretendem começar uma. Esse mapa visual ajuda o empreendedor a ver com mais clareza as questões estratégicas de seu negócio.

Qual é a relevância do Canvas de Negócio para o meu negócio?

Criado por Alexander Osterwalder, o Canvas de Negócio estrutura todas as atividades dentro de uma startup com o objetivo de gerar valor para os clientes. O modelo visa sintetizar a ideia por trás da startup, assim como inovar no que já é feito e buscar novas ideias para agregar ao produto/serviço final.

O modelo é simples, de forma que seu resultado seja mais visual e objetivo. Assim, ele é a melhor opção para os novatos do mundo dos negócios que não querem gastar meses criando um plano de negócios. No entanto, é difícil ter toda a concepção de uma startup planejada no início do projeto. Afinal, nesta etapa as ideias são apenas hipóteses que serão colocadas a prova quando a startup começar, de fato, a funcionar.

Os nove quadrantes do Canvas de Negócio

Imagem: Google

O Canvas de Negócio procura evitar desvios e planejar um startup de forma menos burocrática. Desse modo, desenvolve-se ele separando um quadro em nove quadrantes. Ademais, você pode fazer em uma folha A4 ou realizar a atividade em uma parede usando post-its.

A seguir, vamos explicar sobre cada quadrantes.

  • Proposta de valor: Ela se refere a qual o valor você oferece. O valor não é o custo do produto ou serviço em si, mas qual dor de mercado sua startup procura sanar.
  • Segmento de clientes: É o seu público-alvo. Na hora de escrever essa parte do Canvas é ideal ser específico, como forma de identificar seus consumidores de forma mais assertiva. Então, coloque a preferências, comportamentos, localização, demografia, características sociais, etc.
  • Os canais: São os meios que sua startup utilizada para chegar ao público-alvo identificado. Está relacionado a logística do negócio e como o produto ou serviço é distribuído.
  • Relacionamento com Clientes: O relacionamento com o cliente está ligado as estratégias de marketing que você utiliza. Assim como as redes sociais que você está presente e como realiza a comunicação com o consumidor.
  • Atividade-chave: São as atividades indispensáveis para o funcionamento da startup. Elas viabilizam a proposta de valor decidida no início do Canvas de Negócio.
  • Recursos principais: Se parecem com as atividades-chave. Eles representam os recursos necessários para que as atividades aconteçam.
  • Parcerias principais: O conhecido networking da startup. Nele estão os fornecedores e parceiros que contribuem com a empresa e ajudam com a entrega de valor.
  • Fontes de receita: É o objetivo monetário da startup, a razão para a pergunta “como a nossa empresa gera lucro?”.
  • Estrutura de custos: Representa os curtos e investimentos necessários para manter o negócio operante, sendo eles fixos ou variáveis.

Por fim…

É importante ressaltar que existem outros modelos de mapas visuais que podem ajudar a sua empresa, como Mapa de Empatia, Canvas de Valor, Canvas de Conteúdo, Canvas de Pesona, etc. Assim, saiba escolher aqueles que são vitais para o seu negócio, junte os responsáveis pela startup e desenvolvam esses modelos. Eles ajudarão sua startup a ter uma visão mais clara de seu propósito.