Toda pessoa, alguma vez na vida, teve que passar pelo sufoco que é apresentar um trabalho. Seja na escola ou na faculdade, essa tarefa requer um preparo do orador. Por isso, um empreendedor precisa saber o que é o Pitch de Negócio e como usar esse momento para vender sua ideia.

No mundo dos negócios, tudo começa com o Pitch Deck, elemento usado para apresentar sua empresa e produto/serviço para possíveis investidores e Ventures Builders. O objetivo é passar uma visão única do seu negócio para que ele atraia capital e possa crescer.

Explicando o que é o Pitch de Negócio

O Pitch de Negócio mais completo, é aquele em forma de Pitch Deck. Ele consiste em uma apresentação, que dura entre 3 e 5 minutos, explicando todos os pilares de uma startup e seu produto/serviço.

Com a ajuda de um slide, contendo os pontos mais importantes da sua empresa, você deve buscar converter um potencial investidor para que ele invista na sua ideia. Assim, este slide deve conter um escopo do seu projeto, quais são seus diferenciais, se o mercado será receptivo a sua ideia e quais pesquisas embasam a sua entrega.

A apresentação do Pitch de Negócio

Sua startup sabe o que é o Pitch de Negócio?
Imagem: Unsplash

Durante a sua apresentação você deve passar sua mensagem com clareza e precisão. Lembre-se que você tem apenas um curto período de tempo para falar seu objetivo e despertar o interesse do investidor.

Então, atente-se ao tempo e as informações que você consegue passar. Desse modo, sempre priorize as informações mais importantes, os pontos chaves da sua startup.

Ademais, o Pitch deve ser feito por alguém que conheça a fundo o serviço ou produto ofertado. Confiança também é outro requerimento para a apresentação. Afinal, uma pessoa confiante consegue passar as informações com a maturidade necessária para encantar o investidor.

Outro excelente ponto é utilizar um slide para ajudar a transmitir seu conteúdo. Mas não coloque apenas textos grandes. Isso deixa a apresentação cansativa e você passa grande parte do tempo apenas lendo tais informações.

Construa um slide visual, dinâmico e com gráficos para deixar seu Pitch mais fluido.

Com essa etapa realizada, ensaie sua apresentação, conte uma história que envolva seus investidores e crie conexões. A maneira como você apresenta será muito importante para prender a atenção deles em pouco tempo. 

Assim, com um slide bem preparado e seu discurso ensaiado, você consegue cronometrar seu tempo para passar todas as informações sem ser interrompido. Mas lembre-se: o importante não é correr com as informações, mas passar sua mensagem de maneira inteligente.

Tópicos para o Pitch de Negócio

Sua startup sabe o que é o Pitch de Negócio?
Imagem: Unsplash

Alguns tópicos devem estar presentes quando você fizer o seu Pitch. Eles são:

  • Apresentação pessoal e do time: Sempre comece se apresentando, com nome e cargo dentro da empresa. Em seguida, apresente o time e a função de cada um dentro do projeto.
  • Apresentação da empresa: Utilize uma frase de efeito para explicar, de maneira resumida, o que a sua startup faz.
  • Problema de mercado: Seu produto deve resolver um problema real que o mercado tem. Mostre dados que comprovem este problema.
  • Estado do mercado: Mesmo que o problema seja real, o mercado no qual você está inserido está crescendo? Se sua resposta for sim, mostre com pesquisas.
  • Produto/serviço: Detalhe como seu produto ou serviço solucionará o problema de mercado identificado.
  • Diferenciais: Para sua empresa sobreviver ela precisa ter diferenciais únicos, que a separam do resto.
  • Canvas de negócio: Apresente a estrutura que a sua empresa tem, todos os pontos referentes a proposta de valor, clientes, logística e lucro.

Por fim…

Sua apresentação pode ser o fator decisivo para conseguir um grande investimento e alavancar seu negócio. Por isso, capriche no seu slide, ensaie sua apresentação e prepare-se para perguntas. Afinal, após um Pitch bem feito seus investidores terão comentários e dúvidas para validar sua startup.