O Setembro Amarelo é o mês em que se coloca em pauta a saúde mental e a conscientização sobre suicídio. Todavia, ainda é um tabu discutir sobre saúde mental no ambiente de trabalho para muitas pessoas e empresas. 

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), coordena, em todo o território nacional, o Setembro Amarelo. A data considerada, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é o dia 10 de setembro.

Esse ano, a campanha traz como tema: A vida é a melhor escolha!

Como o bem-estar mental pode ser colocado em pauta nas empresas?

Aplicando ao mundo corporativo, não se trata apenas de um momento de conscientização. O Setembro Amarelo é uma ótima oportunidade para as empresas falarem e agirem em prol da saúde mental, bem-estar e na qualidade de vida de seus colaboradores.

É fundamental que as empresas entendam a importância de criar ações pautadas no assunto em prol do bem-estar dos funcionários.

Visto que o número de afastamentos devido à Síndrome de Burnout e doenças ocupacionais, por exemplo, têm crescido significativamente nos últimos anos, especialmente devido à pandemia da Covid-19.

E o mês de setembro é uma ótima oportunidade para as empresas olharem o que estão oferecendo em benefício da saúde mental, física, financeira e social dos trabalhadores. 

Ademais, com a saúde mental em dia, o time desempenha suas tarefas com muito mais qualidade, engajamento e motivação. Da mesma forma, acaba ecoando em vantagens para a empresa e consequentemente se estende para a vida pessoal desses profissionais.

Parceria FCJ e PsicologiaViva

Visando focar 100% no bem-estar e saúde mental de seus funcionários, a FCJ possui parceria com a Empresa PsicologiaViva, uma plataforma de psicólogos online.

Na plataforma é possível ter acesso a profissionais qualificados independente da distância conforme a necessidade do colaborador. Bem como escolher o melhor horário e dia para a consulta.

Precisa de ajuda?

É possível encontrar ajuda gratuita não apenas este mês, mas durante todo ano. O CVV funciona 24 horas e sem custo e atende pessoas pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br, chat e e-mail. O Centro de Valorização da Vida (CVV) anualmente realiza mais de 2 milhões de atendimentos.

E a sua empresa, o que está fazendo promover o bem-estar mental dos colaboradores?