Criar uma startup necessita de diversas metodologias. Elas existem com a finalidade de facilitar o processo de criação de um produto ou serviço, e do funcionamento das estruturas dentro da organização. Por isso, dentre tantas metodologias, o Scrum é ideal para as startups darem seu start.

Alcançar bons resultados é o objetivo de qualquer startup. Porém, para isso, são necessários processos fluidos, uma equipe bem sintonizada e o cumprimento de prazos. O Scrum foca no gerenciamento de projetos, e todos os setores que rodeiam esta atividade.

O Scrum em prática

Jeff Sutherland, ao explicar a metodologia Scrum, a comparou com a missão de pousar um avião. Entender sobre a gestão e finalização de um projeto vai além de fórmulas prontas. Ademais, é necessário entender qual situação a empresa se encontra e como ajustar para suprir uma necessidade real.

Sendo assim, o intuito é dividir o processo geral em pequenos ciclos, como forma de comportar de forma realista a efetividade de uma tarefa com seu prazo. Por exemplo, se uma startup não coloca suas prioridades do momento, o time acaba se perdendo devido à falta de logística do processo.

Outro passo importante dessa metodologia são as reuniões frequentes. Elas servem como forma de alinhar o projeto. Uma empresa com diversos setores não pode deixar seus times desconexos uns dos outros. Afinal, todos trabalham com um objetivo final em comum.  

Termos usados na metodologia Scrum

Scrum
Imagem: Freepik

A metodologia é eficiente. Porém, precisa que um gestor explique e descomplique seus termos e estrangeirismos, para que todo time entenda o fluxo do processo.

O intuito é o acompanhamento constante do projeto, assim como transparência durante a gestão e a disseminação de conhecimento. Por isso, é importante mostrar o trabalho de uma maneira visual, para que todos possam ter ciência do que está sendo realizado.

  • Sprint: Comum acontecer de forma mensal, a Sprint representa cada ciclo de um projeto. Nessa etapa são determinadas as tarefas essenciais que acontecerão durante aquele período de tempo.
  • Product Backlog: É uma lista que descreve todas as funções de um produto ou serviço. Ela serve para clarear a visão do que será o produto final.
  • Sprint Planning Meeting: Reuniões regulares para se conversar sobre o Product Backlog e identificar quais itens devem ser priorizados.
  • Sprint Backlog: São as tarefas específicas de cada ciclo que estão conectadas ao Product Backlog.
  • Daily Scrum: Essa é a reunião diária para o acompanhamento do projeto. Ela dura em torno de 15 minutos, pois seu objetivo não é solucionar problemas complexos, mas situar todos do que está acontecendo e quais são seus impedimentos. Um fato interessante é que ela pode ser feita em pé, para que todos sejam objetivos.
  • Sprint Review Meeting: Acontece quando um ciclo se encerra. A reunião tem o objetivo de apresentar o que foi feito, assim como os resultados obtidos.

Conclusão

O trabalho dentro da metodologia Scrum é feito como forma de sistematizar o processo e facilitar o entendimento de todos a respeito de um projeto. Ademais, as reuniões ajudam a manter essa ordem e entregar suas atividades dentro dos prazos.

Siga o ciclo, monte sua equipe e aplique a metodologia Scrum. Ao final, todos os envolvidos dão seus feedbacks para que, em um novo ciclo, os erros do último não aconteçam. Assim, a processo se torna mais fluido e mais fácil para todos.