Mais uma vez entramos em junho, o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Do ponto de vista da saúde, você já parou para pensar sobre como é difícil achar profissionais que sejam acolhedores e inclusivos? Pois, a equipe da Lacrei Saúde pensou!

As pessoas desse grupo na maioria das vezes não tem boas experiências, podendo chegar a não serem atendidos e até mesmo passar por algum tipo constrangimento.

E foi pensando nessa demanda super urgente que surgiu o Portal Lacrei Saúde, primeira plataforma segura e inclusiva em acolhimento e atendimento clínico para a comunidade LGBTQIAPN+.

Eles realizam a ponte entre a comunidade e profissionais da saúde. Atualmente possuem 7 especialidades, entre elas: medicina, psicologia, nutrição, fisioterapia e dentistas, todas reconhecidas pelos próprios Conselhos de Classe das Profissões.

O Lacrei Saúde está disponível para download na App Store, e segundo os desenvolvedores, o lançamento no Google Play ocorrerá em breve. Há também uma versão do programa para a web.

Como se cadastrar no app?

Tanto o cadastro do paciente, quanto o do médico são gratuitos! 

Pacientes: é necessário informar a  identidade de gênero e orientação afetivo-sexual. Além disso, também declarará qual é a sua cidade e o seu bairro.

Médicos: passam pela averiguação do CRM. Ademais, há a checagem dos antecedentes criminais e processos administrativos. Por fim, o especialista precisa enviar uma carta de interesse explicando porque gostaria de trabalhar com pessoas LGBTQIAPN+.

Os dados, conforme os desenvolvedores, são criptografados e unicamente do usuário, ou seja, não há venda tampouco compartilhamento dessas informações para terceiros.

A busca por médicos é realizada por nome, localização e especialidade, além do app apresentar avaliações dos usuários de cada profissional. Quanto às consultas, por enquanto, só há a alternativa de atendimento pago.

Vale ressaltar que a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil conta com 18 milhões de pessoas e no momento não se tem conhecimento de nenhum projeto de Startup que almeje aumento na qualidade de vida física, médica e mental desse grupo.