A interoperabilidade é uma pauta desafiadora, todavia extremamente promissora na área da saúde. Ela vem ganhando cada vez mais destaque nos hospitais, operadoras e instituições de saúde, bem como em laboratórios.

Ela consiste na capacidade de um sistema em trabalhar em conjunto com outros sem a precisão da intervenção de um indivíduo. São diferentes sistemas operacionais trabalhando de forma simultânea a partir da implementação de algumas normas padrão.  

Ao ser empregado na saúde, a interoperabilidade visa promover a integração dos sistemas e plataformas utilizados em todos os setores dos hospitais e/ou instituições de saúde.

Como funciona a interoperabilidade de dados da saúde no Brasil?

No Brasil, a interoperabilidade na saúde ainda é um desafio — mas que está em constante evolução e mostra sinais positivos.

Principalmente, por conta do cenário que muitas organizações se encontram, onde é fundamental investir em tecnologia para atender a demanda e se tornar referência perante o mercado.

Ademais, a troca de informações é necessária em uma realidade onde o atendimento rápido às urgências é essencial para um melhor tratamento.

Vantagens da implantação de um sistema interoperável em instituições de saúde

Unificação dos dados de pacientes

Dessa forma, a equipe não precisa, por exemplo, perder tempo e recursos repetindo exames, cujos resultados e imagens já estão de fácil acesso.

Redução de custos 

Ao incorporar dados e ter maior poder de ação, a produtividade da equipe tende a aumentar. Com isso, os processos tendem a serem precisos e aperfeiçoados em curto espaço de tempo.

Comunicação mais eficaz

Com a identificação dos dado, a comunicação se torna mais efetiva, direta e sem os empecilhos que o dia a dia impõe.

Histórico do paciente 

Essas ações possibilitam uma ideia aprofundada do estado e limitações do paciente, aperfeiçoando o nível do tratamento e dos diagnósticos.

Atendimento humanizado

Ademais, a interoperabilidade possibilita que a equipe foque em quem realmente importa: o paciente.

Com uma plataforma completa, vários processos são automatizados, sendo possível humanizar o atendimento médico, oferecendo mais suporte e presença durante a estadia do paciente.

Realizar o uso da interoperabilidade em saúde é uma das melhores estratégias para se alcançar melhorias em gestão e cuidados. Apesar de provocar alguns desafios para os profissionais, principalmente na fase de implementação e adaptação, pode-se afirmar que esse padrão é o futuro da tecnologia em saúde e da busca de um cuidado mais integrado e eficiente.

Informações retiradas do site: https://medilab.net.br/2021/09/09/interoperabilidade-em-saude-entenda-o-que-e-e-quais-os-beneficios/