O Brasil registrou a alguns dias um ano desde que as primeiras medidas de quarentena foram instituídas como forma de frear o coronavírus. Agora, vendo a situação atual da pandemia no país é possível declarar que o mundo não é, e nem será o mesmo.

A busca por soluções digitais nas áreas da ciência, tecnologia e saúde se tornaram uma prioridade. Afinal, agora estamos mais conectados do que nunca. Com isso, as healthtechs surgem como uma forma de alavancar esses setores e trazer avanços que ajudarão a facilitar a vida e o bem-estar da população em tempos de pandemia.

Desse modo, a quarentena e lockdowns estão sendo uma necessidade em grande parte dos estados brasileiros. Então, a transformação da sociedade rumo a meios digitais veio como um processo de sobressair acima da margem de um ano não atípico.

Impulsionamento do setor de healthtechs

O ano se provou um desafio para todos, em especial para o setor de saúde. Ao ultrapassarmos um ano de pandemia ainda vigorando forte no país, vimos que muitos negócios não conseguiram se manter de portas abertas e como esse impacto afetou a vida de grande parte da sociedade.

Contudo, a busca por saídas criativas na área da saúde em 2020, e que continuará a ser algo forte para 2021, se tornou um propulsor para as healthtechs. Desse modo, segundo dados da consultoria Liga Ventures, o Brasil já possui 430 startups de saúde.

Esses grandes números acontecem devido os pontos fortes que as healthtechs apresentam nesse momento de pandemia, como soluções rápidas e ágeis e sua mudança para atender as demandas reais. A competividade que cresce, junto com o setor, é positiva, já que estimula o avanço de ideias e tecnologias.  

Categorias de maior crescimento entre as healthtechs

Muitas oportunidades foram levantadas para os setores de healthtech durante a pandemia, e alguns setores viram um grande crescimento.

Devido a quarentena, todos os negócios que podiam operar como home office começaram a ser efetuados desta maneira. Assim, a telemedicina cresceu em desenvolvimento e uso da população. Healthtechs focadas nesse segmento também conseguiram grandes investimentos.

Os avanços de outros segmentos também foram importantes, como:

  • Inteligência artificial & Big Data
  • Medical Devices             
  • Farmacêutica & Diagnóstico      
  • Marketplace    
  • Acesso à informação    
  • Gestão & PEP  
  • Relacionamento com Pacientes

Lições que a pandemia trouxe para a gestão de startups

Podemos concluir que a pandemia trouxe em sua bagagem uma série de lições para o mundo dos negócios.

Ademais, a crise que se instaurou no país ocorreu devido a falta de preparo de muitas empresas. Os setores de tecnologia e saúde não são os únicos com chances de crescer, deixando os demais a própria sorte. Afinal, é preciso que empresas se atentem as mudanças e como adequar isso em seus negócios.