Uma pergunta muito comum nos dias de hoje nas empresas é: o que é o ESG que tanto se houve falar. Bem, o ESG é um conjunto de padrões que reflete uma visão do futuro em relação às empresas e seu cuidado com os aspectos ambientais, sociais e de governança. Assim, preocupações com o meio ambiente, mudanças climáticas, relacionamento com sua comunidade, preparação de uma equipe diversa e engajada e transparência em suas ações se tornam centrais e provam que questões como responsabilidade social e comprometimento atraem colaboradores, sócios, investidores e shareholders. 

Desse modo, grandes e médias empresas devem começar a se preocupar em migrar seus negócios para aderirem a esta visão. Afinal, nenhuma empresa deve se preocupar apenas com o lucro, custando sua boa reputação, o meio ambiente e a qualidade de vida de seus colaboradores. 

Mas, afinal, o que é o ESG?

O acrônimo representa, em inglês, Environmental, Social and Governance (tradução: Ambiental, Social e Governança). Esses conceitos, apesar de não serem novos no mundo dos negócios, estão se tornando uma tendência fortemente seguida pelas empresas. 

É um fato que a sociedade atual e a nova geração veem valor na integração de boas práticas no ramo econômico. Então, este novo pensamento está direcionando empresas a se tornarem mais ativas e proativas em questões que envolvem questões ambientais, sociais e de governança corporativa e a começarem a basear suas decisões para alimentar bons resultados que solucionem tais problemas.

Ademais, é importante ressaltar que a ideia não é ignorar o lucro, mas que ele caminhe em consenso com o novo propósito. Afinal, a empresa desempenha um papel, não apenas de empregador, mas também de agente social. Então, esses três pilares buscam ultrapassar as barreiras das métricas financeiras e se transformam em uma opção viável de investimento sustentável, que preza por gerar impactos positivos financeiros, sociais e ambientais. 

Entenda cada conceito do ESG

Cada conceito do ESG se relaciona a uma série de questões que a empresa deve se atentar e aderir com o objetivo de gerar impactos positivos e valor compartilhado entre colaboradores, sócios, investidores e shareholders.

Ambiental

É importante que a empresa, independentemente de seu ramo, dedique tempo para cuidar das questões ambientais que a cercam. Alguns tópicos se aplicam a basicamente qualquer empresa no mercado, como gestão de resíduos, diminuição de processos que fomentam a poluição de ar e água e logística reversa de produtos. 

Porém, alguns desses tópicos apresentam problemas macro que devem ser do interesse de todos, mesmo que sua empresa, especificamente, não esteja envolvida. Grandes causas como o desmatamento, mudanças climáticas, preservação da biodiversidade e utilização de energias renováveis devem ser discutidas internamente e uma posição deve ser tomada. 

Social

As questões sociais, levantadas pelo ESG, falam bastante sobre como a empresa é vista socialmente por aqueles mais ligados a ela, principalmente seus colaboradores. Assim, tópicos que giram em torno do bem-estar dos funcionários e a criação de uma comunidade entram em pauta.

A empresa deve começar a se perguntar: “Qual é a visão do meu funcionário a respeito da empresa e de seu papel conosco?”.

Alguns tópicos que devem ser discutidos são:

Governança

Aqui, a empresa deve discutir e analisar sua administração, assim como sua gestão executiva e a formação de seu conselho administrativo, que deve ser baseado em independência, equidade e diversidade. 

Assim, a transparência financeira e contábil com a qual a empresa se apresenta deve ser irrefutável. Ademais, gestão de riscos, práticas anticorrupção e relatórios honestos devem começar a fazer parte do cotidiano da empresa. Todos os membros do conselho devem estar alinhados quanto a essas questões e seus objetivos.

Conclusão

A preocupação com o meio ambiente, principalmente em momentos críticos, como os que o planeta enfrenta, demanda um posicionamento das empresas e que elas comecem a tomar decisões com o objetivo de fazer um impacto positivo e restaurar uma situação antes que se torne irreversível. Porém, este não é o único ponto de melhora. A saúde mental dos funcionários e como eles se veem na empresa também são tópicos em alta. Assim, se atentar a estes fatos e criar um senso de justiça interna e comunidade é essencial.

A visão do futuro das empresas está migrando para um olhar que busca por aplicações mais responsáveis e perspectivas positivas para si mesma, o país e o mundo. Afinal, com todos esses conceitos alinhados e fazendo parte do núcleo da empresa, ela contribuirá para um mundo melhor, e um ambiente de trabalho satisfatório para todos. Ademais, ela poderá reter talentos, conquistar novos clientes, atrair investimentos e criar relações sólidas com stakeholders.