Hoje, dia 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, visa conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável. Essa data foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.

Aproveitando a data e a sua grande influência, vale destacar que a área no Brasil sempre concentrou seus esforços em análise, pesquisa e desenvolvimento para solucionar os desafios e implementar avanços tecnológicos na área.

Além disso, os ecossistemas de inovação vêm impulsionando a área, incentivando as healthtechs, startups voltadas à prestação de serviços de saúde, a desenvolverem soluções com aporte tecnológico para as oportunidades que envolvem o tópico.  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define tecnologia no como:

“Aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida”. 

Um estudo do “Distrito HealthTech Report 2020” apontou que o segmento cresceu progressivamente nos últimos anos. Somente no Brasil, saltou de 248 em 2018 para 542 healthtechs em 2020, metade destas com menos de 5 anos de atuação. 

 

Crescimento das Healthtechs no Brasil

Este mesmo relatório cita que, segundo a OMS, os gastos no setor da saúde já representam 10% do Produto Interno Bruto do mundo e, no Brasil, representam 9,2% somando R$ 608 bilhões em 2017, número da Agência IBGE de Notícias. 

Contudo, em 2019, o estudo Pulse of the Industry já sinalizava a predisposição de crescimento das empresas voltadas para a chamada medicina do futuro, indicando que o uso de dados e dispositivos cada vez mais conectados era notável e visível. 

Sem dúvidas, a pandemia contribuiu com este cenário, pois, demandando soluções rápidas e criando consciência sobre os impactos da transformação digital ao sistema de saúde. O resultado é uma posição de abertura e ampliação.  

Ademais, quando se envolve administração, atendimento, prevenção, diagnóstico e tratamento, o âmbito é extenso. Além disso, o setor ganhou dedicação e há oferta de recursos para o desenvolvimento dos negócios, abrindo espaço para as inciativas das startups. 

O terreno é fértil e o futuro auspicioso para o empreendedorismo na área da saúde. E se este for o seu caso, a Holding Saúde Ventures pode te ajudar! Conheça e inscreva sua startup!

Fontes:  

https://bvsms.saude.gov.br/05-8-dia-nacional-da-saude-e-dia-do-nascimento-de-oswaldo-cruz/ | https://assets.ey.com/content/dam/ey-sites/ey-com/en_gl/topics/life-sciences/ey-pulse-of-the-industry-2019.pdf | https://materiais.distrito.me/mr/healthtech-report | http://www.ccates.org.br/areas-tematicas/avaliacao-de-tecnologias-em-saude/