Datas comemorativas fazem parte de nosso calendário e existem para apreciarmos pessoas, profissionais e feitos importantes durante a história. Porém, talvez as datas mais relevantes sejam as relacionas a saúde como o dia 07 de abril, conhecido como o Dia Mundial da Saúde, e o dia 05 de agosto, Dia Nacional da Saúde.

A saúde é um dos pilares da sociedade e está sempre em pauta quando tratamos do bem-estar das pessoas. Desse modo, o objetivo por trás do Dia Mundial da Saúde é conscientizar a população sobre a importância da saúde do indivíduo e da população no dia-a-dia.  

Como o Dia Mundial da Saúde surgiu?

Criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde, popularmente conhecida como OMS, a data visa a melhora da qualidade de vida da população. Ademais, o entendimento que diversos fatores podem afetar a saúde de uma pessoa fez com que fosse necessária uma data com o objetivo de fortalecer e disseminar ideias relacionadas a esta área.

A população necessita de políticas direcionadas para o seu bem-estar, e a saúde está no centro de todas as preocupações. Afinal, não é possível que uma sociedade tenha qualidade de vida se não possui saúde acessível para todos.

Segundo a OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Com este ideal em mente, o Dia Mundial da Saúde possui uma temática que muda conforme os anos, para focar nos principais problemas detectados.

  • Salvar vidas: hospitais seguros em situações de emergência (2009);
  • Hipertensão: conheça seus números (2013);
  • Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros (2015);
  • Vamos conversar – foco na Depressão (2017);
  • Saúde universal: para todos e todas, em todos os lugares (2019);
  • Construção de um mundo mais justo e saudável (2021).

O valor no dia-a-dia

Dia Mundial da Saúde
Imagem: Freepik

É comum que as pessoas não se considerem doentes enquanto não possuem sintomas aparentes. Mas, isso é um erro. A saúde não está, diretamente, relacionada com dores, febre ou outros fatores sintomáticos. É possível que uma pessoa esteja doente e não tenha sintomas que a levem a acreditar na gravidade de seu quadro clínico.

A Lei nº 8.080, de 1990, diz que a saúde é um direito de todos. Ademais, o Estado é o principal responsável e deve fornecer as condições necessárias para o seu exercício. Não apenas para a saúde física, mas o governo deve amparar a população perante suas condições mentais e sua qualidade de vida – todos aspectos que giram entorno da saúde. Dentre as responsabilidades do governo, estão o fornecimento de:

  • Moradia;
  • Saneamento básico;
  • Meio ambiente;
  • Trabalho;
  • Educação, etc.

Porém, nós, como indivíduos, precisamos ter ciência do que é necessário para que nossa saúde fique em dia. Para isso, é preciso de atividades diárias como uma boa alimentação, dormir de 6h a 8h por dia, fazer exercícios físicos durante a semana, realizar checkups regularmente, buscar momentos de lazer e evitar o cigarro, o álcool e o estresse.

Um ano de pandemia

Ao marcarmos mais de um ano desde que a pandemia se instalou, podemos ver seus impactos em todos os países. Afinal, já se contabiliza um total de 3.86 milhões de óbitos devido ao covid-19 em todo o mundo. Todas as vidas perdidas são uma grande dor para familiares, amigos e comunidade médica que trabalham dia e noite para o bem da população.

Agora, mais do que nunca, todos estão atentos a saúde, aos seus avanços, aos cuidados que são necessários e a busca de conhecimento sobre a área e sobre a covid-19. Desse modo, a saúde ganhou um novo significado e mostra sua força como a única saída para uma situação calamitosa como a pandemia.

Saúde mental e emocional, por exemplo, estão sendo fortemente discutidas nestes últimos 12 meses. O setor também viu um crescimento de investimento e heathtechs que financiam e buscam pelas melhores soluções para sanar a pandemia.

Por fim…

Não devemos esquecer das demais doenças e da importância de estarmos com a nossa saúde em dia perante todos os fatores. Não deixe para cuidar da sua saúde depois. O valor de um corpo e mente saudáveis proporcionam um aumento na qualidade deste bem tão valioso que é a vida.