Este ano marca definitivamente a volta do Carnaval após dois anos sem festas oficiais pelo Brasil. A expectativa é alta, principalmente depois de uma série de acontecimentos que marcaram a vida das pessoas. Tais como eleições, resíduos da pandemia de Covid-19, crise econômica, etc. 

Para a maioria, essa é a ocasião ideal para descansar ou se divertir, a depender do perfil do folião. Mas, você sabia que, na prática, isso pode afetar a saúde? 

O carnaval costuma ser uma válvula de escape para muitos e no geral, a festa tem um efeito super positivo para o corpo. 

Através da atividade física, ajuda a diminuir o cortisol, reduz o estresse e proporciona prazer ao encher o cérebro com neurotransmissores, como a dopamina. Ademais, promove o aspecto social, pois, combate a solidão e desperta emoções positivas. 

É uma pausa importante para quem tem uma rotina atribulada. E mesmo para quem não é fã da folia, a parada é democrática e possibilita descanso a quem emenda os dias de folga no trabalho, assim contribuindo para a qualidade da saúde mental. 

Por ser um dos recessos mais longos que temos no ano, quem não gosta de curtir o Carnaval aproveita esse momento para viajar, desfrutar de lugares com natureza ou até mesmo relaxar em casa. É uma maneira de se energizar para o que está por vir durante o restante do ano. Reduzir o ritmo por alguns dias só trará benefícios. Quando relaxamos e nos desligamos, nosso desempenho logo melhora. É um jeito de se renovar!

Há outros benefícios para festejar o Carnaval em nome do seu bem-estar. A seguir, 5 motivos que comprovam que participar de blocos de carnaval faz muito bem à saúde:

1: Caminhadas

Muito se caminha durante o Carnaval, mas quase ninguém lembra ser um ponto positivo. A caminhada estimula a produção de endorfina (hormônio do bem-estar), faz bem para o coração, melhora a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e os ossos, reduz o estresse e a ansiedade, entre outros benefícios. 

2: Movimentando o corpo

Caminhar não é o único aeróbico praticado nos dias de folia. Estudos mostram que dançar não só ajuda a parte física (aumento de força, flexibilidade, coordenação e equilíbrio), como também a emocional (liberação de serotonina e ocitocina) e cognitiva (aumento da memória, da orientação e da concentração). 

3: Fantasias de Carnaval

A capacidade de arquitetar, criar, costurar, maquiar e afins estimula o lado lúdico das pessoas, aspecto que, muitas vezes, é deixado de lado na vida adulta. Usar a criatividade ajuda a reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse), ótimo não apenas para a saúde mental, como também auxilia na redução do colesterol, regular a pressão, equilibrar hormônios, etc.

4: Vitamina D

Essa época é conhecida também pelo excesso de sol, que acaba ajudando na produção de vitamina D. Ela influencia no aumento da nossa felicidade, ajuda no combate à depressão, diabete, câncer e doenças cardíacas. E a lista continua: sabia que a vitamina D atua na absorção de cálcio pelo organismo? Manter seus níveis elevados também é importante para várias funções do sistema imunológico, circulatório e nervoso. Lembre-se de passar protetor solar e reaplicar sempre que possível. 

5: Hora do Descanso

Em uma sociedade caracterizada pela alta produtividade, ter tempo para se afastar do trabalho tornou-se cada vez mais raro — esses momentos de descanso e celebração são extremamente importantes para a saúde mental. Isto é ainda mais relevante quando 4 entre 10 brasileiros revelam não se sentirem descansados na maioria do tempo — 8% a mais do que a média global, de acordo com uma pesquisa do Gallup, de 2021. E por mais que seja uma época de exagero na folia, passar 4 dias desconectado das obrigações com foco na diversão também é uma forma de descanso — e um ótimo Carnaval!  

Fonte: minabemestar.uol