O Brasil tem 66,14% da população com vacinação completa contra a covid. Com isso, as empresas têm a liberdade de realizarem sua confraternização de fim de ano. Afinal, com o ciclo completo de vacinação é possível que pequenas reuniões aconteçam. 

Ademais, depois das comemorações do último ano serem canceladas pela crescente de casos da pandemia, é justo que neste ano os colaboradores possam aproveitar as festividades do fim de ano com o time. 

Por isso, gestores e líderes devem investir em uma confraternização de fim de ano para agradecerem a equipe que possibilitou que o trabalho fosse feito, mesmo em meio a tantas adversidades. Contudo, alguns cuidados são essenciais, uma vez que devemos lembrar que a pandemia não acabou.

Cuidados para a confraternização de fim de ano

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, com a grande parte da população vacinada é possível a realização das reuniões de fim de ano. Porém, é necessário que todos os convidados estejam com o ciclo de vacinação completo. Ou seja, tendo a aplicação das duas doses. 

A empresa deve se certificar da segurança de todos os presentes. Desse modo, é indispensável o lembrete da necessidade da vacina. Além do uso de máscara e álcool em gel.

Outro ponto importante, que deve ser levado em consideração, é a aglomeração causada pela confraternização de fim de ano. Caso a empresa decida abrir a festa para acompanhantes, deve se atentar ao número de convidados. Assim, o ideal é limitar a um acompanhante ou deixar que o evento seja apenas para os funcionários. 

Alimentação

Toda confraternização deve ter um bom cardápio, que agrade todos os convidados. Por isso, antes de decidir pelos pratos que serão oferecidos, é interessante que a empresa tire um tempo e procure saber os gostos dos funcionários. Especialmente, porque, dentre eles, pode ter alguém que esteja em uma dieta especial, como vegetarianos, veganos e pessoas intolerantes à lactose.  

Com isso em mente, o próximo passo é decidir o local do evento. Se ele acontecer em um restaurante, é ideal que esse espaço comporte todos os convidados de maneira adequada. Neste caso, a boa notícia é que a empresa não precisará se preocupar com a comida.

Porém, caso a empresa opte por um sítio ou chácara, ela deverá contratar uma equipe para cuidar da preparação da comida e atendimento dos convidados. Além disso, a empresa deverá escolher a dedo o que deseja que seja feito para a consumação. No quesito bebidas, a empresa deve ter como opções água, refrigerantes, sucos e, se desejar, cervejas e vinhos. 

Entretenimento e Presentes

O objetivo da confraternização de fim de ano é criar um clima amigável e alegre entre os funcionários, no qual eles possam aproveitar seu tempo juntos. Assim, é uma boa ideia oferecer algum tipo de entretenimento para que eles passem o tempo.

A opção mais comum para festas de fim de ano é o famoso amigo oculto. Desse modo, a empresa pode organizar essa atividade com todos aqueles que desejam participar. Basta avisar o time com antecedência para que as pessoas tenham tempo de comprar o presente para o dia do evento. 

O evento ainda pode contar com karaokê, jogos como vôlei e futebol, música ao vivo, entre outras opções de diversão. 

Ademais, é importante que a empresa presenteie o time. Afinal, toda essa comemoração é para eles. A ideia é que eles se sintam apreciados e parte fundamental da empresa. Por isso, tire um tempo para agradecer a equipe, exaltar seus feitos e dar de presente uma caixa de chocolates, um panetone, ou uma cesta de natal. 

A Holding Saúde Ventures deseja a sua equipe e a todos um excelente Natal, cercado de amor, paz e saúde. Nós estaremos trabalhando sempre para avançar na saúde e trazer mais qualidade de vida para todos os brasileiros. Boas festas!