O início de uma startup é conturbado. Existem diversos requerimentos que você deve concluir para começar o seu negócio. Porém, existe um passo valioso que grande parte das empresas deixa de fora dos seus processos, o desenvolvimento do seu MVP.

O MVP, sigla de Produto Mínimo Viável, é utilizado na fase inicial de um negócio. Afinal, seu principal objetivo é validar a ideia de produto ou serviço que foi identificada como a solução para uma dor do mercado e do seu público-alvo.

Por meio de uma versão simplificada do produto final, a startup apresenta o MVP para testar o encaixe desse produto/serviço no mercado, e verificar se, de fato, os consumidores estariam interessados nele.

Antes de começar o MVP

Antes do seu produto ou serviço começar a ganhar forma, é necessário tem um mapeamento de tudo que será necessário ao longo deste processo.

  • Equipe preparada: ter uma boa equipe, com pessoas competentes, capazes que desenvolverem as funções para as quais foram designadas é vital para o bom andamento do projeto.
  • Entenda a necessidade do MVP: Startups possuem muitos fatores que colocam sua produtividade e lucratividade em risco, como o faturamento instável, mercado volátil e a grande concorrência. Realizar o MVP ajuda a sanar esses riscos.
  • Defina metas: O objetivo do seu MVP será para validar a ideia como um todo? O processo necessário para a entrega do serviço? O modelo de negócio? – Identifique o que é necessário.

O valor da pesquisa de mercado para o MVP 

Antes de começar a planejar uma solução, a startup deve fomentar seu produto em uma pesquisa de mercado. Tudo deve estar ligado a uma relação de problema e solução.

Muitos empreendedores visualizam uma solução grandiosa para resolver algo que acreditam ser um problema. Assim, eles começam seus projetos, passando por toda a parte de desenvolvimento. Então, quando finalizam o produto e o colocam no mercado descobrem que o público não vê valor naquele produto, pois não soluciona um problema real da população.

Desse modo, esse embasamento teórico, formado de pesquisas assertivas e testes com o público-alvo é essencial para o sucesso do negócio.

Apresente a ideia do seu produto  

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Imagem: Freepik

Responda a pergunta “qual é o real valor do seu produto?”. Toda startup busca soluções tecnológicas e inovadoras para despontar como um grande avanço em sua área, algo que revolucionará o mercado.

Assim, é preciso que o valor maior do produto esteja na mente de toda a equipe por trás do projeto.

Desse modo, com a análise da dor do seu público (localizada na pesquisa de mercado), e a identificação da melhor solução, é o momento de começar a trazer o seu MVP a vida.

Priorize seus recursos 

Diferente de um protótipo, o MVP não é um produto mal feito. Ele já faz parte do resultado final desejado e deve entregar o valor de sua solução de forma resumida. Porém, por ser uma versão simplificada, o MVP tem custos e riscos reduzidos. Isso acontece, uma vez que chega ao consumidor para receber certa aprovação antes de sua versão final seja liberada para o mercado.

É nesta etapa que podemos ajustar o direcionamento de recursos e ver, de forma mais abrangente, o que será necessário para finalizar o produto.  

Inicie o MVP 

Uma matéria da Harvard Business Review mostra que 75% das startups falham por usarem o modelo tradicional no lançamento de seus produtos. Isso acontece, pois muitas startups não aderem a realização do MVP, por julgarem ser um passo a mais na jornada, complicando ainda mais o processo de lançamento.

Mas, é importante ressaltar que essa falta de validação gera um gasto financeiro desnecessário caso o produto ou serviço não seja bem recebido pelo público. Outros problemas são o gasto de tempo, recursos e energia. Desse modo, uma startup com uma boa ideia inicial pode quebrar por não ter realizado o MVP e identificado problemas e pontos de melhora antes de finalizar seu produto/serviço.

Teste e otimize

Ter um bom MVP, que é aceito pelo público é um ótimo sinal. Mas, o maior erro cometido pelas startups que chegam até aqui com o sinal verde, é se acomodarem e começarem a acreditar que o produto já está pronto. Isso não é verdade.

O bom MVP ainda precisa de melhoras, afinal ele era apenas uma versão simplificada. Ademais, é importante lembrar que produtos e serviços de startups devem ter alta escalabilidade, e, para isso, é necessário cortar gastos.

Por fim…

Leve esse processo para dentro de sua startup. Primeiramente analise todos os dados e pesquisas, projete seu MVP e continue aprimorando-o. Desse modo, seu negócio terá maiores chances de sobreviver, se destacar e crescer no mercado.