Startups e investidores da área de Saúde no Brasil têm novo ponto de encontro

Saúde Ventures é uma alternativa de investimento para o setor e reúne players, de todo o país, de várias áreas de inovação e tecnologia em saúde

Health Tech – aplicação da tecnologia de saúde – é uma tendência mundial com soluções majoritariamente globais. Pensando no crescimento, na importância e nas transformações intensas dessa área, surge a Saúde Ventures, a primeira venture builder focada exclusivamente na área de saúde do Brasil. A iniciativa tem como proposta trazer para o mercado o que há de mais inovador e tecnológico sendo feito no mundo.

O mercado de saúde público e privado atinge 10% do PIB no Brasil, 12% em países como Reino Unido e Alemanha e 17% nos EUA. Esta diferença de 5% a mais nos Estados Unidos representa um volume financeiro de US$ 1 trilhão de dólares. Por isso, fundos de investimento e startups se movimentam todos os dias para trazer ao mercado empresas inovadoras. 

A Saúde Ventures abre as portas propondo ir muito além da conexão entre investidores e startups. O objetivo é ser um ponto de encontro, insights e inovação do setor de saúde, criando uma atmosfera para discussões, trocas de experiências, ideação e geração de negócios e encontro dos players envolvidos com o setor. 

A iniciativa tem como proposta ser a alternativa de investimento para os médicos, executivos e outros profissionais da área de saúde, que queiram se manter atualizados e estar presentes nesse movimento de inovação, reduzindo o risco do investimento. Isso é possível ao investir em conjunto com outras dezenas de investidores na formação de um portfólio em uma holding de investimento que possui equipe dedicada e com vasta experiência.

A Saúde Ventures é uma Venture Builder licenciada da FCJ Venture Builder e nasce com um corpo executivo muito experiente, tendo Fábio Veras como CEO e Dr. Marcell Temponi e Paulo Justino em seu Conselho de Administração. Acesse saudeventures.com.br e conheça. 

Fábio Veras, CEO da Saúde Ventures

Atuação da Saúde Ventures

A venture builder busca trabalhar com Health Apps, Soluções de Data Analytics, Equipamentos vestíveis (wearables) de monitoramento e alerta para saúde, apps de engajamento e alerta de pacientes, plataformas de suporte à decisão médica, sistemas de gestão de consulta – agendamento e pagamento, inteligência artificial, Health Data, soluções de saúde no formato mobile (móvel), sistemas de suporte à decisão médica, plataformas de suporte a gestão clínica, mercado fitness, odontotechs, e outros nichos focados no segmento.

Empresas no Portfólio

Recém-criada, a Saúde Ventures já conta com duas startups em seu portfólio: a Yoloop e a Doutor ao vivo. 

A Yoloop, é uma empresa focada em desenvolver maneiras de levar mais bem-estar e cuidado para a vida das pessoas. A startup é destinada àqueles que estão acima do peso e que querem melhorar seus hábitos alimentares e ter mais disposição no seu dia a dia. 

Já a Doutor ao vivo é uma plataforma na qual é possível realizar a prática da telemedicina por meio de videoconferência. O objetivo da startup é fornecer, para clínicas, hospitais e médicos, uma ferramenta inovadora que auxilie a prática médica e que esteja em conformidade com a legislação em vigor.

A FCJ, por sua vez, já conta com algumas empresas da área da saúde em seu portfólio, como Psicologia Viva (Psyalive), Formação Continuada em Neuropsicologia, MedBeta e a The Mindset.

Semana de Inovação em Saúde

Uma das primeiras realizações da Saúde Ventures é a 1ª Semana de Inovação em Saúde, que será realizada entre os dias 17 e 21 de agosto, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento tem o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica de soluções que prometem mudar o futuro da medicina. A semana terá seminários, exposições de startups, visitas a laboratórios de pesquisas e um hackathon. Para saber mais acesse https://site.medicina.ufmg.br/semanadainovacao/

Venture Builders

As venture builders também chamadas de “fábrica de startups”, são  organizações que desenvolvem empresas escaláveis, utilizando as metodologias lean startups, compartilham infraestrutura, serviços de marketing, vendas, jurídicos,  contábeis, mentoria e governança corporativa para que os empreendedores possam focar na essência dos seus negócios.

O modelo de licenciamento de Venture Builder 4.0 adotado pela Saúde Ventures vai além dos modelos tradicionais, tendo como fatores diferenciais: 

  • A criação de uma holding de investimento, abrindo oportunidade de investimento para profissionais da área de saúde, e um modelo smart money. 
  • Startups são selecionadas do mercado ao invés de criar iniciativas próprias como nos modelo tradicionais de Venture Builder.
  • Ecossistema com presença nacional criando e potencializando o networking para a geração de negócios.
  • Modelo de licenciamento desenvolvido e validado com 6 anos de operação.
  • Presença de hospitais, médicos, proprietários de clínicas e investidores tradicionais juntos nesse movimento. 

Leave a comment