A maioria das pessoas em algum momento já teve dificuldade na hora de interpretar a letra do seu médico em prescrições e receitas. Por conta disso, a Google, através de seu aplicativo Google Lens, desenvolveu uma tecnologia que planeja ajudar a traduzir a famosa “letra de médico”.

A proposta do aplicativo é basicamente auxiliar a decifrar os escritos de um profissional de saúde. Assim evitando, problemas como, comprar uma medicação incorreta ou não seguir corretamente as orientações em uma receita.

O avanço rápido da tecnologia

A tecnologia está em constante progresso e avançando muito rapidamente. A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que visa facilitar o dia a dia das pessoas fazendo com que as máquinas adquiram conhecimentos por experiências. Elas também podem se adaptar às condições e conseguem desempenhar tarefas como os seres humanos.

Em determinadas ocasiões, a inteligência artificial é mais eficiente do que os seres humanos. Por exemplo, muitas pessoas já tiveram a experiência de ir ao médico e, quando chegam à farmácia com a receita, não conseguem decifrar o que está escrito.

Apesar de, atualmente, muitos médicos já imprimirem ou utilizarem as receitas digitais ao invés de as escreverem à mão, alguns pacientes ainda enfrentam a situação de não conseguirem decifrar o que foi prescrito pelo médico. Por conta disso, a Google pensou em uma possível solução.

Como utilizar o Google Lens para decifrar as receitas?

O Google Lens é um aplicativo de reconhecimento de imagem desenvolvido pelo Google, que pode ajudar a decifrar a letra do médico em prescrições.

Para utilizá-lo para decifrar a letra do médico, basta fotografar a prescrição com a câmera do smartphone, selecionar a opção “Lens” no aplicativo Google e, em seguida, selecionar a opção “Texto”. O Google Lens irá então digitalizar a imagem da prescrição e converter o texto escrito à mão em texto digital legível.

O Google Lens consegue reconhecer diferentes tipos de caligrafia e pode ajudar a identificar os medicamentos prescritos, a dose e as instruções de uso, mesmo que a escrita do médico seja difícil de entender. Além disso, o aplicativo pode fornecer informações adicionais sobre os medicamentos.

É importante ressaltar que o Google Lens está em fase de desenvolvimento e deve ser utilizado como um suporte para facilitar a compreensão da letra do médico. Ademais, se ainda tiver alguma dúvida ou não se sentir completamente seguro com o resultado apresentado pelo aplicativo, procure novamente o profissional que passou a receita para ter mais instruções.

Fonte: canaltech